Próximas sessões voltarão a serem realizadas de forma virtual

Publicado em 17/07/2020 às 17:04 - Atualizado em 17/07/2020 às 17:04

Sessões presenciais vinham ocorrendo mas sem presença de público Baixar Imagem

O presidente da Câmara de Campo Alegre, Tancredo Ronska (PP), informou nesta semana que as sessões irão retornar para o formato virtual, já a partir da próxima segunda-feira. A decisão está em sintonia com que outras Câmaras de Vereadores, na região, estão adotando. Isso porque, no início desta semana, na noite de segunda-feira, o governador Carlos Moisés emitiu um novo decreto com novas medidas de segurança para prevenir o coronavírus, inclusive proibindo as reuniões para se evitar aglomerações de pessoas.

Desde o início da pandemia, a Câmara de Campo Alegre passou a realizar sessões virtuais. Porém, no início de junho, com a flexibilização das medidas de segurança impostas pelo Governo do Estado, a Câmara passou a realizar sessões presenciais, mas aberta somente a imprensa. “Infelizmente tivemos que proibir a presença do público e também adotamos várias medidas de segurança. Todos os vereadores usam máscaras e ficam distribuídos mantendo o distanciamento mínimo um do outro”, comentou Tancredo.

Na região

Na região somente a Câmara de São Bento do Sul segue no modelo virtual e não havia previsão de retorno neste mês ao formato tradicional. Isso porque dois dos parlamentares são-bentenses, integram o grupo de risco. De acordo com o presidente da Câmara são-bentense, Peter Kneubuheler (PP), desde o fim do mês passado foi definido com os demais vereadores que as sessões permaneceriam online pelo menos até o fim de julho, pois como não seria permitida a presença de público no plenário e as pautas têm sido cumpridas integralmente, não havia motivo para o retorno dos encontros presenciais no momento.

Na quarta-feira o Legislativo rio-negrinhense informou que devido às medidas de enfrentamento ao novo coronavírus, o presidente Luciano Alves (PSDB) emitiu um decreto determinando o retorno das reuniões de comissões permanentes, ordinárias e extraordinárias de forma virtual. Tal processo havia sido adotado pela Câmara entre o final de março até o fim de junho, com os vereadores participando dessas reuniões de suas casas. “A Câmara de Vereadores manterá seu atendimento ao público restrito a atividades como o recebimento de protocolos, correspondências e demais documentos em seu horário habitual das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. O atendimento presencial ao público externo nos gabinetes dos vereadores e demais dependências do Legislativo se mantém suspenso, sendo que o mesmo poderá ser feitos através dos meios tecnológicos como e-mail e telefone”, informou nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Câmara.

Transmissões

As Câmaras da região realizam as transmissões das sessões pela internet por meio de seus sites oficiais. Em Campo Alegre, as últimas sessões não foram transmitidas porque o sistema da Câmara, conforme explica o presidente Tancredo Ronska (PP), vinha passando por manutenção. “Mas agora, a partir da próxima semana, vamos voltar a transmitir o áudio das sessões, mesmo que virtual, ao vivo pela internet. Os interessados em acompanhar nossa reunião podem entrar no site da Câmara, e clicar no link sessões ao vivo”, explicou.