Vereadores aprovam suplementação do orçamento para aquisição de financiamento de R$ 2 milhões

Publicado em 25/09/2019 às 15:40 - Atualizado em 25/09/2019 às 15:40

Projeto de suplementação do orçamento foi aprovado na sessão desta semana Baixar Imagem

A Câmara de Vereadores de Campo Alegre aprovou, na sessão de segunda-feira, um suplemento no orçamento municipal para a Prefeitura contratar um financiamento de R$ 2 milhões, junto à Caixa Econômica Federal. Os recursos serão utilizados em obras de pavimentação.
O projeto de lei solicitando aval do Poder Legislativo para a contração da linha de crédito já havia sido aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores em junho. Conforme a secretária de Administração da Prefeitura, Lucilaine Schwartz, agora a Prefeitura deverá acertar com a Caixa a contratação do financiamento. “O próximo passo é a contratação da operação de crédito com a instituição financeira, para posterior licitação das obras de pavimentação”, explicou.

Ruas a serem asfaltadas
Conforme a relação fornecida pela Prefeitura, o maior trecho a ser asfaltado é na Rua Júlia Pazda, em Bateias de Baixo, com 560 metros pavimentados. A Rua Getúlio Vargas, no Centro, no trecho da antiga Rua Dona Francisca, será contemplada com 280 metros de pavimentação. Em Bateias de Baixo, outras ruas contempladas são: Blondina Tabbert, Adão Zozotko, Santo Antônio e Carolina Kotovicz, que somarão 560 metros de pavimentação. Já em Fragosos, as ruas beneficiadas serão Germano Neumann, Estrada Boa Vista e Carolina Patrícia Engler, somando 546 metros de asfalto.

Valor do financiamento
Conforme a Prefeitura, o valor do empréstimo, de R$ 2 milhões, está bem abaixo da capacidade de endividamento da Prefeitura. Segundo o prefeito Rubens Blaszkowski (PSD), que está licenciado do cargo, o município poderia requisitar um valor em linhas de créditos de até R$ 10 milhões. “Optamos em requisitar um empréstimo de somente R$ 2 milhões, para não comprometer a próxima gestão. Campo Alegre continua crescendo e não podemos parar no tempo”, justificou.

Contas em dia
Pouco antes da sessão de segunda-feira, a Prefeitura realizou nas dependências do Poder Legislativo uma audiência pública para a prestação de contas da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2019. Conforme os números explanados pela secretária de Finanças, Camila Braum Machado, as receitas corrente da Prefeitura neste ano devem somar R$ 52,8 milhões, sendo que mais de R$ 40 milhões já foram arrecadados até 31 de agosto deste ano.

Do montante previsto, pouco mais de R$ 6 milhões referem-se a receitas de impostos, taxas e contribuições de melhoria. Conforme Camila, as receitas da Prefeitura de Campo Alegre até agosto estavam somando pouco mais de R$ 9,7 milhões. Deste montante, descontado todos os empenhos a serem quitados até dezembro, ainda sobrarão R$ 1,2 milhões em caixa, segundo Camila.