Vereadores prestigiam inauguração de nova ponte em Ximbuva

Publicado em 07/08/2019 às 14:04 - Atualizado em 07/08/2019 às 14:06

Autoridades que estiveram prestigiando o ato, ocorrido na manhã de ontem Baixar Imagem

Campo Alegre e Tijucas do Sul (PR) celebraram na manhã desta terça-feira (6), a inauguração de uma nova ponte de concreto armado, na comunidade de Ximbuva, há aproximadamente 35 quilômetros do Centro. A nova estrutura sobre o rio Negro, na divisa entre Santa Catarina e Paraná, reuniu mais de R$ 227 mil oriundos dos cofres das prefeituras de ambas as cidades.

A construção da estrutura faz parte de um acordo firmando entre os dois municípios, que incluiu a edificação de outra ponte, na localidade de Santana, que já foi iniciada, porém, ainda não tem previsão de ser concluída. Campo Alegre e Tijucas do Sul estão investindo na parceria mais de R$ 434 mil, sendo que o valor será dividido em partes iguais a serem pagas com recursos próprios.

Referente a parte de Tijucas do Sul, R$ 200 mil referem-se a devolução de recursos da Câmara Municipal, referente ao saldo remanescente acumulado ao longo de 2018. Através de um acordo com a prefeitura, o Poder Legislativo teve a garantia de que os recursos rdevolvidos por meio de economias aos cofres do Executivo, pudessem ser direcionados nas obras de construção das duas pontes, onde a prefeitura complementou o saldo a pagar restante. Já a parte referente a Campo Alegre foi paga integralmente pela prefeitura.

A cerimônia

Várias lideranças políticas das prefeituras e câmaras de vereadores das duas cidades e demais autoridades da Polícia Militar de Campo Alegre, além da prefeita de Agudos do Sul (PR), Luciane Teixeira, lotaram as dependências da nova ponte. Os prefeitos Rubens Blaszkowski (Campo Alegre) e Antônio Cesar Matucheski (Tijucas do Sul), descerraram a fita inaugural da obra. As autoridades destacaram que a nova estrutura era uma grande reivindicação da população. Estiveram presentes representando o Poder Legislativo de Campo Alegre, os parlamentares, Fernando Wotroba (PP), Nilson Fuckner (PP), Raul Johanson (Dem), Josnei Cchaloupeck (Dem), Osni Cordeiro (Dem), Adolar Bahr (MDB), Adriano Grosskofp (MDB) e Francisco Kuhnen (MDB).

O prefeito Cesar Matuchescki, de Tijucas, enalteceu a parceria firmada entre a prefeitura e a câmara, que resultou na disponibilidade de recursos, destacando também o apoio dos vereadores de ambas as cidades, que aprovaram rapidamente o convênio. “Quando tivemos a conversa e vimos que nós não teríamos dinheiro do orçamento corrente da prefeitura, para fazer a parceria, houve o entendimento com a câmara, que destinaríamos os recursos para a construção das pontes”, comentou.

Rubens Blaszkowski, prefeito de Campo Alegre, elogiou e agradeceu sua equipe na prefeitura que para ele tem muito contribuído para possibilitar tantas conquistas e obras no Paraíso da Serra. “A eficiência de uma gestão depende da equipe que a conduz. Todo prefeito quer fazer o melhor mandato da história do seu município, mas um prefeito sozinho na faz nada. Quem faz a excelência de um prefeito, ou sua desgraça, é a equipe, os cargos comissionados, os concursados, todos nós juntos”, elencou.

O prefeito de Campo Alegre finalizou seu discurso elencando que toda a classe política de ambas cidades, entre prefeitos, vices-prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas, ficarão marcadas na história pela inauguração da nova ponte. “Tenho o privilégio de ter uma excelente equipe, na qual sabemos, somos um excelente governo. Demonstração disso é esta parceria com Tijucas. Para mim é um momento de prazer e de felicidade. Se não fosse esta parceria, talvez até pudéssemos realizar a obra sozinhos, ou ela ficaria a desejar conforme todos esses anos que se passaram, oferecendo risco a população que agora está aqui firme e com segurança”, concluiu.

Pontes

Em Campo Alegre, a gestão do prefeito Rubens Blaszkowski, comemorou ainda que a nova ponte em Ximbuva, é a quarta ponte de concreto a ser inaugurada nos últimos sete anos na cidade. Antes destas, a última ponte de concreto foi construída há mais de 17 anos. Durante o encontro o vice-prefeito Sebastião Kons, lembrou que a nova ponte, era uma obra que alguns cidadãos duvidavam que um dia iria acontecer, por conta da distância do perímetro urbano o valor elevado da estrutura. “Mas ai está ela, graças a esta parceria entre as duas cidades”, comemorou.

Em Campo Alegre já foram construídas pontes de concreto armado na atual gestão nas comunidades de Bateias de Baixo, Bateias de Cima, São Miguel e Papanduvinha. Na inauguração de ontem os prefeitos de Tijucas e Campo Alegre, juntamente com o presidente da Câmara de Tijucas, voltaram a falar sobre uma possível nova parceria para contemplar a construção de uma nova ponte na divisa das comunidade de Rodeio de Santa Cruz e Postinho (Tijucas), próximo aos Campos do Quiriri, também na divisa dos estados.