Proerd formou mais 185 alunos em Campo Alegre

Publicado em 24/06/2019 às 15:01 - Atualizado em 24/06/2019 às 15:01

Evento ocorreu no Ginásio de Esportes do Centro Baixar Imagem

A formatura de 185 alunos do quinto ano de cinco escolas municipais de Campo Alegre em mais uma edição do Programa Educacional de Resistências as Drogas (Proerd)movimentou a cidade na última terça-feira. O presidente do Poder Legislativo, Tancredo Ronska (PP), esteve prestigiando o evento acompanhado dos vereadores Josnei Cchaloupeck (Dem), Nilson Fuckner (PP), Fernando Wotroa (PP) e Francisco Kuhnen (MDB). O evento também reuniu outras lideranças políticas, entre elas, o prefeito Rubens Blaszkowski (PSD), e também autoridades da Polícia Militar, pais e professores, em uma grabde solenidade no ginásio de esportes Helmuth Erico Herbst.

As aulas foram ministradas pelo cabo da Polícia Militar Danilo Reni Gonçalves e a soldada Franciane Triaca. Durante a formatura houve apresentações de danças típicas polonesa com o grupo folclórico polonês da escola Hercilio Malinowsky, de São Bento do Sul. Também houve a leitura de uma redação produzida pela aluna Mariana Gumbowski, da escola Professor Jerônimo Francisco Coelho Pacheco, e distribuição de prêmios que contemplaram os alunos mais dedicados no curso. Desde de 2003, o programa da Polícia Militar já formou 4.539 estudantes.

O prefeito Rubens Blaszkwoski (PSD), o primeiro a discursar, disse que os alunos estão passando por um momento muito importante. “Vejo esse programa, o Proerd, como um dos melhores existentes na rede pública de educação. É importante impedir desde o início de suas formações, que nossos estudantes tenham contato com as drogas. Assim estamos formando futuros grandes cidadãos que terão famílias felizes”, disse.
A secretária de Educação, Rosa Dziedzic, também discursou no evento. “Estamos em uma noite especial. Todos aqui fazem a diferença. Vocês, alunos do 5º ano, são privilegiados por participarem destas aulas. Façam sempre a diferença no seu dia a dia, nas suas famílias, com seus amigos. Longe das drogas a nossa vida é muito mais saudável, leve, tranquila e alegre. Os ensinamentos que tão bem lhe foram passados devem acompanhá-los para sempre. Parabéns a todo alunos, pais e pessoas envolvidas no projeto”, disse.

Começa em casa
O sub-comandante do 23º Batalhão da Polícia Militar de São Bento, major Cremilson Nicélio Veloso, se mostrou bastante feliz em representar o comando do batalhão em um evento de tamanha importância. “A Polícia Militar se aproxima da comunidade através dessas crianças. A presença da polícia dentro das salas de aulas auxilia na formação de cidadãos melhores. A Polícia Militar de Santa Catarina tem muito orgulho desse projeto que se desenvolve desde 1992”, comentou.

Por fim, o major disse ainda que a presença dos policiais militares em salas de aulas acaba facilitando a formação familiar. “Com esse contato com as crianças, acabamos indiretamente envolvidos na formação familiar, onde identificamos algumas situações que a Polícia Militar pode auxiliar. Agradeço ao Danilo e à Franciane. Parabenizo todo comando, as crianças e os pais que auxiliaram na formação dos alunos, o que é de muita importância, pois educação começa em casa”, acrescentou.