Empresários cobram melhorias na SC-418

Publicado em 29/05/2019 às 16:38 - Atualizado em 29/05/2019 às 16:38

Vereadores recepcionaram empresários na Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira Baixar Imagem

Um grupo de empresários liderados pelo comerciante Reinaldo Radulske, proprietário da Banca do Nardo, esteve nesta segunda-feira, pouco antes do início da sessão, reunido com os veradores campo-alegrenses, para reivindicar melhorias na sinaliação no quilêmotro 150 da rodovia, nas imediações da entrada principal do Distrito Industrial. Nardo procurou o vereador Fernando Wotroba (PP), e o parlamentar organizou uma reunião com os demais vereadores e empresários que reclamam da falta de sinalização no local, o que vem causando muitos acidentes, inclusives com mortes.

Nardo atua há mais de 12 anos com sua banca na rodovia, em frente ao acesso do Distrito Industrial. Neste período ele já perdeu a conta de quantos acidente presenciou, dos quais muitos envolveram clientes e amigos. “Em um desses acidentes morreram três pessoas. Também já perdi um amigo que faleceu em outro acidente ocorrido bem em frente à banca. Quando ouço esses barulhos de freada até bate um desespero e corremos para fora da banca”, disse.

Os empresários explicaram aos vereadores que é necessária a instalação de redutores de velocidade no local. Isso porque muitos caminhões pesados costumam sair diariamente do distrito industrial. “Os veículos vêm pela rodovia em alta velocidade. Além disso, o sol, principalmente de manhã, acaba dificultando a visão dos caminhoneiros. Fora isso existe uma placa pouco adiante da entrada que tampa a visão dos motoristas. Eles precisam abaixar a cabeça para enxergar se vem carro de cima”, explicou o representante da empresa Fibrasca, Diego Risetta.

Vários apelos
Os vereadores lembraram que nos últimos anos já foram várias as moções de apelo, projetos de lei, indicações e ofícios encaminhados ao governo do Estado solicitando obras na SC-418, tanto na entrada do distrito industrial como em outros pontos, como no trevo de acesso ao distrito de Bateias de Baixo e também na curva do Brüske.
Além disso, os parlamentares lembraram da última reunião regional dos vereadores, ocorrida em março, onde estiveram reunidos vereadores de Campo Alegre, São Bento do Sul e Rio Negrinho. “Nesse evento também entregamos uma lista de reivindicações, das quais muitos se referem a obras na SC-418. Infelizmente, até onde sabemos, os organizadores da reunião ainda nem conseguiram entregar a lista ao governador. Só conseguiram falar com assessores de assessores de Carlos Moisés”, lamentou o vereador Josnei Cchaloupeck (DEM), que inclusive já perdeu um familiar em um acidente na SC-418, na saída da Avenida dos Imigrantes, em São Bento.

Abaixo-assinado
Após muita conversa, ficou decidido que mais uma vez a Câmara de Vereadores irá encaminhar uma moção de apelo ao governador Carlos Moisés (PSL) solicitando melhorias ao longo da SC-418, incluindo a instalação de redutores de velocidade, melhoria na sinalização e a implantação de uma rotatória, nas proximidades da Banca do Nardo. "O que vier é lucro", pontuou o vereador Francisco Kuhnem (MDB). A Moção deve dar entrada na pauta da Câmara nas próximas sessões.