Projeto que institui o Plano Municipal de Turismo foi aprovado na Câmara

Publicado em 17/04/2019 às 14:53 - Atualizado em 17/04/2019 às 14:53

Projeto foi aprovado na sessão desta segunda-feira Baixar Imagem

A Câmara de Vereadores aprovou na sessão desta segunda-feira (15-04-2019) o projeto de lei (Nº 010/2019) referente ao Plano Municipal de Turismo e Marketing de Campo Alegre. A secretária de Cultura e Turismo, Marília Scheffer, esteve nas últimas sessões da Câmara, reunida com os vereadores para explicar que o desenvolvimento do plano foi baseado nas impressões e visões sobre a cidade a partir do ponto de vista da comunidade. "Neste sentido, o plano se torna uma iniciativa inédita, por ser o primeiro plano da cidade com essa finalidade, mas principalmente por ambicionar uma nova visão para Campo Alegre, que seja capaz de gerar ganhos para as atividades humanas em consonância com o equilíbrio do meio ambiente natural onde a cidade se insere”, explica.

Marília lembrou que no ano passado Campo Alegre criou uma marca municipal a fim de fomentar o turismo. Neste sentido, o plano de turismo e marketing surge para apontar as direções para o mercado turístico e desenvolvimento do setor na cidade. “Além disso, temos a necessidade técnica de planejamento e organização dos esforços para a construção de um destino turístico consolidado, condizente com as demandas do mundo atual. Significa o florescer de uma nova matriz econômica capaz de gerar resultados econômicos e sociais na história da cidade”, acrescenta.

Outro ponto elencado pela secretária é que Campo Alegre possui grande área territorial, com uma história relevante e simbólica, composta por atrações e culturas diversas, além de diversos atrativos naturais que fazem da cidade um lugar promissor pelo potencial de se tornar um novo destino turístico reconhecido no Estado e no Brasil. “Nesse sentido, para se preparar para o futuro, Campo Alegre, necessita de um planejamento claro com objetivos reconhecido pela sociedade, capaz de alçá-la à um processo de desenvolvimento em sintonia com as melhores práticas do turismo do mundo, preservando impreterivelmente o equilíbrio com o ambiente natural e com os costumes e visões existentes”, destacou.

Sobre o plano
O Plano Municipal de Turismo e Marketing, consiste em 25 estratégias de desenvolvimento, divididas em eixos: marketing, experiência, economia e infraestrutura. Além disso, o plano visa a integração entre o Poder Público e a iniciativa privada e o aperfeiçoamento da legislação relacionada à atividade turística afim de promover o desenvolvimento no setor. Para acompanhar o comprimento das metas, haverá a realização de ao menos cinco conferências municipais de turismo a serem realizadas nos próximos anos.