Adolar pede incentivo a criadores de bovinos

Publicado em 09/04/2019 às 11:43 - Atualizado em 09/04/2019 às 11:43

Adolar Bahr (MDB) foi o autor do pedido Baixar Imagem

O vereador Adolar Bahr (MDB), apresentou indicação da sessão da semana anterior, que solicita que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, verifique, a pedidos dos criadores de bovinos do município, a possibilidade de se incluir no orçamento anual, valores para exames de brucelose do rebanho campo-alegrense.

Adolar justificou seu pedido enaltecendo o potencial do rebanho bovino do município, salientando que quando um produtor necessita vender um animal para fora do Estado, é necessária a realização do exame, que conforme ele custa algo em torno de R$ 60,00 por cabeça. “Tivemos a Festa da Ovelha agora recentemente, onde os produtores trouxeram seus animais para expor e também tiveram que arcar com o pagamento dos exames. Etão para incentivar nossos produtores, para que eles tenham interesse em expor e participar das feiras, que se estude a possibilidade de incluir isso no orçamento”, solicitou.

O presidente da Câmara, o vereador Tancredo Ronska (PP), disse que a indicação de Adolar é muito importante. A título de conhecimento Tancredo mencionou que no ano passado, ele discutiu junto da Assessoria Jurídica da Câmara, sobre a possibilidade de se apresentar um projeto de lei, solicitando a inclusão de um programa de sanidade de bovinos e eqüinos. “É algo muito importante. Muitos produtores vem expor na Festa da Ovelha e não têm esse incentivo. Consultando outros projetos de lei semelhantes constatei que alguns programas semelhantes, como uma lei existente em Rio Negrinho, conta com recursos do Fundo de Desenvolvimento Econômico, mas eu como vereador não pude apresentar tal pedido, por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal”, explicou Tancredo durante a discussão da indicação.