Escola apresentou projeto que está realizando eleição fictícia

Publicado em 03/10/2018 às 16:13 - Atualizado em 04/10/2018 às 18:06

Apresentação do projeto se deu na Palavra Livre Baixar Imagem

A diretora da escola municipal Bela Vista, Marilda Schadeck, falou durante a Palavra Livre, na sessão desta semana, sobre um projeto inédito que já está em andamento no município. Ocorre que devido a excelente nota da instituição de ensino junto ao Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), Campo Alegre acabou sendo selecionada, pelo Sistema Positivo de Ensino, para sediar um grande projeto de conscientização ambiental, que também engloba eleições.

Marilda explicou que a metodologia consiste na eleição de alguns candidatos a presidentes de uma eleição fictícia, representados por animais da fauna da região, os quais estão em processo de campanha no âmbito escolar. “No próximo dia 4, quinta-feira, os candidatos irão participar de comícios e toda comunidade está convidada para participar. Os candidatos desempenham um papel muito importante, representando na plataforma de campanha atividades de conscientização ambiental”, explica.

A diretora elencou que a escola Bela Vista já desenvolve um projeto de conscientização ambiental, citando que a iniciativa consiste na separação do lixo e a comercialização do lixo reciclável. “O projeto de reutilização do lixo, da reciclagem e sua comercialização não envolve apenas os alunos e sim toda comunidade. Esse projeto vai muito mais além dos muros da escola. Pois as crianças estão nas comunidades contribuindo com consciência ambiental e compartilhando no âmbito familiar noções de reaproveitamento daquilo que seria descartado”, argumentou.

Eleição fictícia

A diretora contou que para preparar os alunos para a eleição fictícia que foi nominada como “Eleições no Campo”, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer como funciona o processo eleitoral nacional. Nesta segunda-feira, os candidatos estiveram visitando com demais alunos, as instalações do Cartório Eleitoral de São Bento do Sul e Campo Alegre, onde acompanharam uma explanação sobre o processo e também puderam conhecer de perto uma urna eletrônica. “O tema eleições no campo, veio no momento bem importante para nós brasileiros, tratando momento único, na qual a escola não pode se abster”, comentou.

Marilda elencou que o projeto contribui de várias maneiras com a comunidade. Ela agradeceu a participação e contribuição dos pais e reforçou sobre a importância de toda comunidade se reunir para ouvir as propostas dos candidatos no comício desta quarta-feira. “O melhor de tudo é que o que poderia estar sendo empilhado nos fundo das casas, nas margens dos rios, está sendo reaproveitado. Nosso bairro necessita de maior conscientização sobre preservação e descarte correto do lixo. Queremos formar líderes comunitários que saibam defender o valor de ser Campo Alegrense e valorizar o bairro, que vem recebendo muitas melhorias”, salientou.

Personagens

Durante a explanação a diretora da escola chamou os candidatos a presidente da eleição fictícia para serem apresentados aos pais, que lotaram o plenário da Câmara. Os candidatos são: Teo Tirico,  Lourival do Céu, Laninha Branca, Morcílio Asa, Gabriel Azulino e Gil Ximin. Após o fim da sessão os candidatos falaram sobre suas propostas aos pais e também para os vereadores.