Vereadores prestigiaram inauguração da nova creche Anna Gorniack

Publicado em 23/08/2018 às 15:49 - Atualizado em 23/08/2018 às 16:00

autoridades durante solenidade de inauguração Baixar Imagem

O presidente da Câmara de Vereadores, Josnei Cchaloupeck (Dem), e os vereadores Nilson Fuckner (PP), Raul Johanson (Dem), Adolar Bahr (MDB) e Francisco Kuhnen (MDB), estiveram prestigiando na noite desta quarta-feira, a cerimônia de inauguração da nova creche Anna Gorniack Buchmann. A solenidade reuniu também o prefeito Rubens Blaszkowski (PSD),  vice-prefeito Sebastião Kons (PP), a secretária de educação Leda Munhoz Odia, e outras diversas autoridades de Campo Alegre. Um bom público também compareceu para acompanhar a inauguração, que teve direito até a queima de fogos de artifício.

Josnei Cchaloupeck discursou em nome do Poder Legislativo e enalteceu a entrega da nova estrutura para a população campo-alegrense. O presidente citou alguns dos muitos avanços no setor da educação alcançados pela atual administração, afirmando que a cidade vem se destacando cada vez mais. “Gostaria de parabenizar o prefeito Rubens Blaszkowski em nome da Câmara de Vereadores por mais esta conquista para nossa cidade. A desapropriação do terreno desta creche passou pelo Poder Legislativo, sendo assim, é um orgulho também para nós vereadores poder ter contribuído com mais esta grande ação da administração pública”, discursou.

Em sua fala o prefeito Rubens Blaszkowski destacou os grandes avanços em todos os setores do governo municipal. “Com austeridade e equilíbrio das contas públicas, estamos transformando a nossa cidade”, disse. O gestor também falou dos investimentos na área de Educação. “Implantamos no município o programa Positivo, reformamos escolas, adquirimos novos ônibus escolares e, em breve, vamos inaugurar a reforma da creche do Distrito de Bateias de Baixo”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Leda Munhoz Odia, chegou a se emocionar durante sua fala, destacando o orgulho de poder participar do que considerou um momento muito especial que a cidade vive, principalmente no setor de Educação. “Todo o espaço desta nova creche foi preparado com muito carinho pelo corpo docente. Esta creche irá atender 150 crianças. Me sinto privilegiada em poder ajudar a este homem (Rubens Blaszkowski) que com certeza é o melhor prefeito da história de nossa cidade”, destacou.

O novo empreendimento educacional irá atender crianças de famílias que residem no perímetro urbano de Campo Alegre. O prefeito Rubens conta que o município investiu na nova estrutura mais de R$ 160 mil provenientes de recursos próprios da prefeitura. O montante destinado pelo Governo Federal soma outros R$ 1,164 milhões. “Desapropriamos o terreno onde a nova creche foi construída e pagamos pela área R$ 124,630 mil. Ainda também investimos outros R$ 36,4 mil na construção do muro. A creche tem modernas instalações e irá garantir uma boa qualidade de ensino aos nossos alunos e propiciar mais comodidades as famílias campo-alegrenses”, enaltece.

Homenageada

A homenageada que cede o nome ao prédio sede do Centro Municipal de Educação Infantil foi a ilustre Senhora Anna Gorniack Buchmann. Nasceu em Campo Alegre, aos 11 de fevereiro de 1911, filha de Michael e Bárbara Leeck Gorniack, imigrantes Austríacos. A família tirava seu sustento da agricultura. Anna, que casou-se com Harry Christiano Buchmann com quem tive sete filhos, viveu sua vida de forma simples e enfrentou muitas dificuldades em sua vida. Faleceu aos 85 anos, em Jaraguá do Sul. Ela foi representada no evento pelo filho Darcy Buchmann. O prefeito Rubens Blaszkowski fez questão de mencionar em seu discurso que a família Gorniack e Buchmann colaborou ao máximo durante o processo de desapropriação da área, alegando que a homenagem a Anna, é o mínimo que a administração poderia fazer.